segunda-feira, 20 de agosto de 2007

COMO ADOTAR COM RESPONSABILIDADE


os gatos da foto foram adotados.


COMO ADOTAR COM RESPONSABILIDADE:

POSSE RESPONSÁVEL: COMO ADOTAR COM RESPONSABILIDADE

Antes de adotar:
- Ter em mente que um animal (cão ou gato) vive em média de 12 a 15 anos e dependerá inteiramente de seu dono durante sua vida;


- Ter a concordância de todos da família, verificar se há recursos necessários para manter o animal (ele vai precisar de ração, medicamentos e eventuais cuidados veterinários) e averiguar se há quem fique com ele durante as férias e feriados prolongados.


- NÃO dar animais de presente. Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo. Animais não são objetos!


- NÃO adotar ou comprar um animal de uma determinada raça só porque está na moda, pois a moda passa. Além disso, cachorros e gatos vira-latas costumam ser muito inteligentes e mais saudáveis que cachorros e gatos de raça, por terem maior diversidade genética.


- Se escolher adotar um filhote, lembre-se que ele é fofinho agora, mas vai crescer rapidamente e precisará de espaço. Os filhotes também costumam ser estabanados e precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem ou quebrarem objetos e móveis.


- Ter em mente que todo filhote precisa de visitas periódicas ao médico veterinário e de atenção constante.


- Estar consciente que todo animal faz xixi e cocô. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza do local.


- Lembrar-se que gatos são tão carinhosos com seus donos como os cachorros, mas são mais independentes e podem passar tranqüilamente longas horas sozinhos. Já os cachorros são carentes e gostam de ficar perto do dono e da família na maior parte do tempo. Muitos deles choram e uivam se deixados por muito tempo sozinhos. Se você mora sozinho e costuma ficar pouco tempo em casa, considere adotar um segundo animal para que um faça companhia ao outro.

Depois de adotar:

- Manter o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal. Para gatos que vivem em apartamento, é necessário telar janelas para evitar quedas fatais;


- Cuidar da saúde física do animal. Fornecer abrigo, alimento balanceado (de preferência ração), medicamentos e vacinas.


- Levar o animal regularmente ao veterinário. Banhá-lo, escová-lo e exercitá-lo periodicamente.


- Zelar pela saúde psicológica do animal. Dar-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado.


- Se necessário, educar o animal por meio de adestramento, mas sem agressividade e respeitando suas características;
- Ao passear, recolher e jogar os dejetos no lixo.


- Colocar uma plaqueta com seu nome e telefone na coleira do animal. Pesquisar a legislação de sua cidade e, se necessário, registrá-lo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).


- Evitar crias indesejadas de cães e gatos (esterilizando os machos e fêmeas). A esterilização é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.


- Não abandonar nenhum animal. Ele sofrerá todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras, espancamentos etc.. Ele sentirá frio, fome, sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, tristeza...


- Educar as crianças para respeitar o animal, não batendo, chutando, torcendo, puxando ou ainda, jogando-o de escadas e janelas. Lembrar-se sempre que os animais só costumam agredir se forem agredidos primeiro.

fonte: http://www.queroumbicho.com.br/info.htm#POSSE%20RESPONSÁVEL



Ilustrações muito legais e educativas com crianças. http://www.renad.com.br/galeria/galeria_guarda.htm

Teste para você saber se é responsável. http://www.renad.com.br/teste_guarda.asp bia-adotecuiaba

7 comentários:

fernanda disse...

tenho umas pergunta e espero que sejam respondidas breve,com quantos anos pode se adotar um anomal,qual é o endereço daí e como eu faço para adotar um gato ou cão.
fe.manzoni@hotmail.com

grata,fernanda.
obrigada.

Anônimo disse...

adorava adoptar um desses gatinhos brancos.. o k devo fazer?

adote cuiaba disse...

olá anônimo,

sem nenhum dado seu, fica impossível entrarmos em contato.

Cristiane disse...

Olá boa tarde !
Gostaria muito de adotar um desses gatinho.....Fui roubada recentimente uma cadela pittbul bebe...e estamos sentindo muita falta dela...e gostariamos muito de ter um gatinhoooo.....
Por gentileza me diga como faço para adotar...
Grata,
Cristiane Rabello

adote cuiaba disse...

cristiane,

clico no seu perfil no blogger, mas o sistema me informa que ele não é público. se vc não deixar um email de contato, não temos como contactá-la.
mas por favor escreva para adotecuiaba@gmail.com

Anônimo disse...

Goostaria muito de adotar, moro em MT mesmo,mais nao moro em cuiaba,moro em Guaranta do Norte ...
tem coomo eu adotar ?
espero resposta

Cris Caldeira disse...

Por favor, gostaria de adotar uma cadelinha (preferência mesmo por fêmea) de pequeno porte, pois moro em apartamento. Vcs tem alguma?